Porque Leonardo Da Vinci?
Fontes: Wikipedia e Revista Recreio
- Foi um polímata nascido em 15 de abril de 1452, na cidade de Vinci, atual Itália, por isto Leonardo da Vinci.
- É uma das figuras mais importantes do Alto Renascimento, que se destacou como cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico.
- É ainda conhecido como o percursor da aviação e da balística. Leonardo frequentemente foi descrito como o arquétipo do homem do Renascimento, alguém cuja curiosidade insaciável era igualada apenas pela sua capacidade de invenção. É considerado um dos maiores pintores de todos os tempos e como possivelmente a pessoa dotada de talentos mais diversos a ter vivido.
Leonardo nunca foi à escola e aprendia observando a natureza, os movimentos do corpo.
Ele percebeu que o conhecimento estava em tudo o que podia ver e nas pessoas. Por isso, conversava muito: ao ouvir engenheiros, por exemplo, obteve informações suficientes para elaborar alguns projetos.
Os projetos de da Vinci eram tão modernos que muitos só foram compreendidos séculos depois. Dentre as engenhocas estavam esboços de helicópteros, submarinos, paraquedas e até o protótipo de um guardanapo – ele ficava incomodado quando as pessoas limpavam a boca na manga da roupa.
Segundo a historiadora de arte Helen Gardner, a profundidade e o alcance de seus interesses não tiveram precedentes e sua mente e personalidade parecem sobre-humanos para nós, e o homem em si, nos parece, misterioso e distante.Leonardo da Vinci é considerado por vários o maior gênio da história, devido a sua multiplicidade de talentos para ciências e artes, sua engenhosidade e criatividade, além de suas obras polêmicas.Num estudo realizado em 1926 seu QI foi estimado em cerca de 180.